Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Soft-Spuma

Fachada da empresa Soft-Spuma
           Se você está lavando sua louça usando uma esponja sintética, sentado em um sofá ou dormindo naquele colchão bem macio, está fazendo uso de produtos feitos com material produzido pela Soft-Spuma. A Soft-Spuma transforma produtos químicos em espumas para estes artigos. Dependendo do fim a ser utilizado a espuma será mais ou menos macia, com diferentes densidades.

         A Soft-Spuma foi fundada em 1972 em São Paulo e após dois anos de atividade tornou-se necessário ampliar seu parque industrial, partindo para uma área três vezes maior do que a instalação inicial, com mais equipamentos e funcionários. Inicialmente a Soft-Spuma produzia espumas flexíveis para atender tão somente o mercado moveleiro. Na nova unidade, tendo detectado novas oportunidades no mercado, a empresa ampliou sua produção passando a fabricar também colchões e travesseiros. A produção que era inicialmente de 200 toneladas por ano em espumas passou a 600 ton/ano. Para se ter uma idéia, a Soft-Spuma produz hoje 3.100 ton/ano de espumas para diversos segmentos industriais.

        Em 1979 a capacidade produtiva estava totalmente saturada e havia necessidade de se adquirir uma área industrial que atendesse ampliações futuras modernizando todo o seu parque industrial. Desta forma foi adquirida em 1980 a atual sede própria no Centro Industrial. Inicialmente eram 6.500 m2, com 3.000 m2 de área construída, e completando 12.000 m2 em 1982 com a aquisição de outro terreno ao lado, dando início à construção de mais 5.000 m2 para acondicionar os novos equipamentos que terminaram de ser instalados em 1984.
Engenheiro Toninho - responsável pela área industrial  
          O Toninho da Soft, que é químico, veio da unidade de São Paulo para coordenar toda a instalação da Soft-Spuma em nosso município e hoje é o responsável pela área industrial. Hoje a produção de espumas tem um processo totalmente automatizado, assegurando melhor qualidade e rapidez nas entregas.

         A Soft-Spuma produz todo tipo de blocos, laminados e torneados de espuma com mais de 18 densidades diferentes que são utilizados como matéria prima por diversos segmentos industriais, tais como esponjas sintéticas, colchões, travesseiros, palmilhas de tênis e de sapatos, estofados, bojo dos soutiens, bancos e encostos automotivos, edredons, tapeçaria automotiva, etc…

          Embora não seja seu produto principal, a Soft-Spuma ainda mantém uma produção artesanal de colchões que podem ser examinados e adquiridos na CAPRI COLCHÕES, em Arujá.

          Um detalhe interessante do início da Soft-Spuma contado pelo Toninho, é que um dos fundadores, que já trabalhava no ramo como vendedor, havia sido demitido da sua empresa. Sem outra alternativa começou a produzir e vender espumas para sobreviver. Hoje a Soft-Spuma é uma das maiores indústrias do segmento no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário