Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lentes de contato


           Itália, 1508. Alguns dizem que a história das lentes de contato começa aí, com o grande artista, inventor e visionário Leonardo da Vinci (1452-1519). Isso porque o italiano idealizou um sistema capaz de neutralizar o poder da córnea com o auxílio da água. 

              Em 1823, o astrônomo e físico inglês John Frederick William Herschel propôs a confecção de uma espécie de lente de contato para corrigir o astigmatismo irregular. Mas as primeiras lentes surgiram de fato  em 1887 e tinham a finalidade de proteger os olhos em vez de corrigir a visão. Elas foram fabricadas a pedido de um. professor da Universidade de Bonn, na Alemanha, Edwin Theodor Saemisch, ao fabricante de olhos artificiais,  F.A.Müller para proteger a córnea de um paciente que tivera as pálpebras retiradas cirurgicamente. No ano seguinte, três pesquisadores apresentaram importantes conclusões no campo da contatologia, sendo considerados os maiores pioneiros da história das lentes de contato. São eles o suíço Adolf Eugène Fick, o francês Eugene Kalt e o alemão August Muller. 

            Na década de 1980 surgiram as lentes de materiais rígidos permeáveis ao oxigênio e, logo em seguida, as lentes fluocarbonadas que permitiriam uma maior passagem de gases. No Brasil, a história das lentes de contato começa em 1950, ano em que o óptico alemão Werner Otto Hoffmannbeck, fundador da paulistana Solótica, fabrica as primeiras lentes esclerais em território nacional.   Nascido na Alemanha em 1915 estudou  na Escola Superior de Ótica, porém teve que interromper seus estudos  e entrar na Luftwaffe, força aérea alemã, prestando serviços durante cinco anos em aerofotografia e reconhecimento aéreo durante a II Grande Guerra. 

          Werner chegou ao Brasil em 1949, e nessa mesma época travou contato com o oftalmologista e otorrinolaringologista brasileiro Álvaro Costa. A chegada desses novos profissionais aliada à fabricação das lentes pela Solótica e aos produtos importados deram grande impulso ao campo da saúde visual. Uma boa definição para Lentes de Contato, seria dizer que são próteses transparentes, em forma de disco, destinadas a serem colocadas sobre a CÓRNEA para a correção dos DEFEITOS DE REFRAÇÃO. Não há riscos da lente correr para trás do OLHO, pois a sua anatomia não permite que a lente se desloque para trás dele, mas ela pode permanecer escondida sob as PÁLPEBRAS. Se não for possível removê-la, o oftalmologista deve ser procurado.
 
           Existem basicamente dois tipos de lentes de contato: as rígidas (gás-permeáveis ou não) e as gelatinosas (hidrofílicas). As lentes rígidas são mais duráveis, mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de grau, e podem ser usadas simultaneamente com a maioria dos COLÍRIOS. Entretanto, podem ser desconfortáveis durante o período de adaptação e são mais fáceis de se deslocarem. 

          As lentes gelatinosas são confortáveis desde o primeiro dia de uso e raramente se deslocam, porém proporcionam menor nitidez em alguns tipos de ASTIGMATISMO, e apresentam maior facilidade para formação de depósitos, contaminações e infecções (sua limpeza deve ser mais rigorosa). Depois de realizado o exame, o oftalmologista terá os dados necessários para selecionar as lentes mais indicadas em cada caso.

        A lente de contato sustenta-se na CAMADA LACRIMAL que cobre a CÓRNEA, formando uma barreira que obstrui parcialmente o fornecimento de oxigênio do ar para a córnea. Através do piscar, a PÁLPEBRA movimenta e posiciona a lente de contato, permitindo a troca da camada lacrimal, que é importante para fornecer oxigênio para a córnea e remover detritos. A lente de contato modifica a convergência da córnea e faz a imagem formar-se nítida no fundo de OLHO.

      Devido ao contato com os OLHOS, as lentes necessitam de um acompanhamento do oftalmologista para que sejam prevenidas contaminações. As lentes de contato podem ser usadas para fins estéticos, em casos de MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO e PRESBIOPIA, com a vantagem de ser muito prático e não atrapalhar a VISÃO LATERAL, permitindo maior liberdade à prática esportiva. Também pode ser usada para fins cosméticos, modificando a cor dos olhos, com o uso de lentes gelatinosas coloridas (com ou sem grau). Podem também ser indicadas para cobrir defeitos da superfície ocular, em pessoas com cicatrizes aparentes na CÓRNEA (indicação protética). Além disto, várias doenças corneanas só podem ser curadas ou controladas com o uso de lentes de contato gelatinosas terapêuticas.

           Em alguns casos, as lentes de contato proporcionam melhor VISÃO do que os óculos, em pessoas portadoras de CERATOCONE (doença que leva à deformação da córnea), ANISOMETROPIA (graus muito diferentes entre os dois olhos) e astigmatismo irregular (deformação da córnea, que pode ocorrer após trauma ou cirurgia). Em casos de alergia ocular severa, baixa produção lacrimal (OLHOS SECOS), infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso de lente de contato pode ser contra-indicado. Antes de indicar as lentes de contato, o oftalmologista fará um exame completo para certificar-se de que não há doença ocular que impeça o seu uso.

            Quanto à idade ideal, não há idade mínima ou máxima para o uso das lentes de contato. Quem determina é o médico. Deve haver consciência quanto à necessidade de seguir as orientações do especialista para evitar problemas aos olhos, e o usuário ou seu responsável deve ser capaz de manusear adequadamente as lentes de contato. A capacidade de uma lente de contato transportar oxigênio do ar para a CÓRNEA é que determina o número de horas de uso. Esse tempo não é igual para todos, devido às diferenças individuais influenciadas pela qualidade e quantidade do FILME LACRIMAL.

            O acompanhamento de adaptação pelo oftalmologista pode determinar o tempo de uso permitido para cada usuário. Antigamente era necessário o uso de vários produtos para limpeza, enxágüe e desinfecção das lentes de contato. Hoje em dia, existem no mercado soluções multi-uso, como por exemplo o AqualLente da Solótica,que podem ser usadas na maioria dos casos realizando todas as etapas com um único produto, tornando mais fácil e prático o uso das lentes de contato.

           A ÓTICA GOLD VISION oferece lentes de contato incolores e coloridas (10 tonalidades) para correção de miopia e hipermetropria a partir de R$ 140,00 o par, para uso prolongado (um ano) e R$ 80,00 as descartáveis (3 pares com durabilidade de 3 meses para cada par). Para altos graus de astigmatismo temos as lentes tóricas e as descartáveis tóricas (até -2,75 graus). A ÓTICA GOLD VISION oferece também lentes bifocais, onde o usuário pode dispensar o uso de óculos tanto para longe como para perto e utilizar as lentes de contato. Consulte o seu oftalmologista e venha à ÓTICA GOLD VISION. Temos também lentes de contato para fins temáticos, como com figura de estrela, coração, totalmente brancas, amarelas ou vermelhas, etc…


Nenhum comentário:

Postar um comentário