Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Avenida João Manoel

 João Manuel - Daud Saleh Riman 
         Você já ouviu falar em Arujá na Av. Daud Saleh Riman? Pois este seria o nome da Av. João Manoel caso não tivessem aportuguesado o nome do Sr. Daud quando ele se naturalizou brasileiro, prática comum no início do século XX.

     Daud Saleh Riman, ou melhor, João Manoel, nasceu no Líbano numa localidade chamada Mosserchouf em 21/12/1893 e veio para São Paulo com parentes em 1910. Como mascate sua área de vendas era muito grande. Saia de São Paulo e percorria todas as cidades vizinhas, vindo a conhecer sua esposa Isaura Vital dos Santos na cidade de Itaquaquecetuba. Casaram-se em 1916, ela então com 16 anos de idade, e ficaram morando por lá. Nasceu o primeiro filho, Benedito Manoel dos Santos, que viria a ser o nosso segundo Prefeito (de 01/01/1964 a 31/01/1969). Em 1920 perderam um filho ainda criança e, desgostosos, vieram viver em Arujá.

        Em Arujá João Manoel estabeleceu-se na Rua Major Benjamin Franco com um armazém que sobreviveu até 1985 sob a direção das filhas e filhos. Na época haviam poucas famílias na cidade mas João Manoel tinha muita facilidade em fazer amigos.

       Aqui nasceram os filhos: Silvio Manoel dos Reis, Fariza Manoel Barbosa, Antonieta Manoel, Lurdes Manoel Frau, Elzira Manoel Moreira, Natália Manoel Carvalho, Ednéia Manoel Pereira, João Benedito Manoel, Décio Marcelo Manoel e José Manoel dos Santos. Todos os filhos homens já faleceram com exceção do Prof. José Manoel dos Santos que é Diretor na Secretaria de Educação de Arujá.

        A colônia árabe de Arujá teve início com a vinda do Sr. João Manoel que logo depois teve a companhia dos irmãos Simão Manoel e Hussein Saleh Riman. Simão Manoel foi o pai do ex-prefeito Benjamin Manoel, o Beijo, e Hussein do Jamil, Agesilau e Sérgio Saleh Rima, além de ter feito o loteamento Vila Riman.

     João Manoel veio a falecer em 07/06/1967. O Decreto nº 256/1970 oficializou o nome à avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário